Contato

+55 (79) 4009-9696

SIAT – Sistema de Análise de Torque de Coluna ou Revestimento

I – Introdução

O Sistema nasceu de um projeto inicial para a integração do acompanhamento operacional para um melhor desempenho das atividades, bem como para atender as necessidades dos nossos clientes no que concerne ao desenvolvimento de tecnologia.

II – SIAT – Solução Integrada de Acompanhamento de Torque e Teste de Pressão nas Operações de Sonda de Perfuração

Solução Integrada de Acompanhamento de Torque e Teste de Pressão nas Operações de Sonda de Perfuração, a serem monitorados com acompanhamento gráfico, utilizando um sistema de aquisição de dados “LIMPO” que tem o objetivo de promover o acompanhamento e posterior análise da operação com maior confiança e confiabilidade da informação por sofrer menos ruído uma vez que sua premissa é de estabilizar a energia através de Fonte Chaveada (sem interferência da variação de tensão causada pelo sistema de energia da sonda) e transferência de dados sem fio “Wireless” visando a preservação do meio ambiente

III – Monitoramento do SIAT

O Monitoramento Operacional nas Sondas é efetuado através de um sistema Supervisório, desenvolvido pelo Grupo Wellcon, que possibilitará a visão integrada de tendências devido a gráficos, bem como o acompanhamento operacional pelo Engenheiro responsável. O armazenamento dos dados e disponibilização para análise através de gráficos criados imediatamente pelo Engenheiro com a finalidade de otimização e controle. O nosso sistema de aquisição foi desenvolvido possibilitando a customização, com o objetivo de permitir a inclusão de outros parâmetros visando sua integração e o desenvolvimento tecnológico.

IV – Integracao do SIAT

O SIAT integra o monitoramento do Torque da chave hidráulica de revestimento e de coluna e a pressão de teste do BOP através de sensores analógicos que enviam sinais por um sistema sem fio para um programa desenvolvido pela Wellcon e que permite a visualização em unidades de engenharia e usuais na atividade de Petróleo.

V – Recursos

Além dos equipamentos instalados a Wellcon se compromete a fornecer, para instalação, um técnico com capacidade de sanar qualquer imprevisto visando à continuidade operacional do sistema bem como de implementar melhoria no sistema. A Wellcon treinará todo pessoal envolvido com o sistema na fase de operação.

VI – Desenvolvimento e Atualização

Caso exista interesse em atualizar o sistema, seja inserindo mais sensores ou outras informações, deverá ser feita uma solicitação a Wellcon para que possamos fazer um orçamento.